O maior grafite científico do mundo é brasileiro

 

Com o tema “arte, ciência e educação”, o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) inaugurou no Rio de Janeiro, em 8 de junho deste ano, o maior grafite urbano científico do mundo. Nele, o caráter contestador da arte urbana conhecida como grafite alia-se ao momento científico brasileiro atual, que passa por uma grave crise orçamentária.

 

A obra, riquíssima em elementos que remetem à evolução científica e tecnológica ao longo do tempo, possui alguns destaques, como os rostos de 100 grandes cientistas da história dispostos de forma a fazer alusão à famosa obra “Os Operários”, de Tarsila do Amaral. Há ainda uma preocupação em colocar rostos femininos - 19 no total -  e de valorizar personalidades brasileiras. Um rosto desconhecido, que simboliza todos os que de alguma forma auxiliaram no avanço do conhecimento, está no centro desta profusão de faces como as de Marie Curie e Albert Einstein. Há também a representação de invenções revolucionárias como o 14 Bis e a televisão, além de imagens abstratas, entre outras.

 

Inseridos no mural há também enigmas na forma de imagens isoladas ou relacionadas em níveis de dificuldade diferentes, o que intenciona provocar a sensação de descoberta aos que observam a obra, ou seja, permitindo que essas pessoas experimentem sentimento semelhante ao que cientistas e artistas vivenciam durante suas atividades. Este é um projeto interdisciplinar que busca compartilhar sua mensagem com o público de forma objetiva e subjetiva, além de perpassar a divulgação ao também se preocupar com a sensação do observador e permitir interação com o projeto através da página do CBPF criada para o grafite.

 

Realizado pela artista plástica Gabi L. Torres, 22 anos, estudante do curso de Artes Visuais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e especializada em desenho e pintura pela Sociedade Brasileira de Belas Artes, o Mural-Grafite localiza-se em Botafogo, na Rua Lauro Müller - 455, possui 240 metros quadrados e ocupa 70 metros de um muro inteiro da instituição.

 

 

Referências para esse Post: https://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br/2018/06/08/cbpf-inaugura-no-rio-maior-grafite-cientifico-do-mundo/

http://www.grafite-ciencia.cbpf.br/

Facebook
Twitter
Please reload