Os dados através de arte e ciência

 

A visualização de dados é a essência das obras de arte que compõem a exposição inédita “Existência Numérica”, que ocupa desde 17 de setembro o Oi Futuro, no Flamengo (Rio de Janeiro). Idealizadas por artistas, cientistas e designers, as obras provocam reflexão acerca da transparência de temas contemporâneos interpretados pela visualização de dados. Elas são dinâmicas, em tempo real ou interativas, e constituídas por projeções que chegam a ocupar toda uma parede, escultura de luz, e videoinstalações, dentre outras formas.

 

Temas como “investimentos em ciência e tecnologia feitos no Brasil nos últimos anos”, “mobilidade urbana nos sistemas de bicicletas de aluguel em Nova York, Londres e Rio” e “o universo dos nomes brasileiros” são discutidos seja de formas mais objetivas ou subjetivas, porém sempre atentando para um cuidado estético. Como é possível observar uma quantidade enorme de dados sobre determinado assunto? A procura por uma expressão estética que permita isso é um dos principais focos, pois nos dias de hoje estamos constantemente envoltos por questões complexas. A intenção da exposição é nos permitir uma maior consciência sobre tais questões, ao unir a linguagem artística com a visualização de dados.

 

Segundo a artista e curadora da exposição Barbara Castro, a visualização engloba uma diversidade de conhecimentos, o que acaba por atenuar fronteiras. No exterior a visualização de dados já possui ampla gama de pesquisadores, porém no Brasil este campo ainda é escasso. “Existência Numérica”, conforme relata o artista Luiz Ludwig, é uma das primeiras, ou talvez a primeira apresentação no país sobre esse tema, e conta ainda com obras de Pedro Miguel Cruz (Portugal), Till Nagel & Christopher Pietsch (Alemanha), Alice Bodanzky, Doris Kosminsky & Claudio Esperança. A curadoria é realizada por Doris Kosminsky além de Barbara Castro, e a exposição estará disponível para visitação até 18 de novembro.

 

Referências para esse Post:

http://www.oifuturo.org.br/evento/existencia-numerica/

https://www.revistamuseu.com.br/site/br/noticias/nacionais/5314-11-09-2018-oi-futuro-apresenta-a-exposicao-existencia-numerica.html

 

Facebook
Twitter
Please reload